Pode ser, porém o que reforça a ideia de que a impressão em braille é cara é a expectativa de que o custo fique próximo do custo de impressão do original em tinta.
Entretanto, o arquivo fechado em PDF para a impressão convencional ainda não está pronto para a impressão em braille; precisa ser editado. Esse trabalho de preparação do material chamamos de transcrição em braille, ou seja, antes da impressão existe um processo editorial completo, com formatação de texto, revisão em braille, adaptação de exercícios ou elementos visuais, correções de prova etc., o que demanda mão de obra especializada.
Esse custo editorial, que não é considerado na expectativa de preço do cliente, soma-se ao alto custo de impressão. Para se ter uma ideia, um livro de literatura de 300 páginas pode chegar a custar R$500,00/unidade. Obviamente, à medida que a tiragem aumenta, esse valor cai, mas, em geral, a tiragem é de uma ou duas cópias. O alto valor se deve ao volume de papel utilizado e ao processo de impressão e acabamento do material em braille.
Veja na imagem abaixo a diferença:
Esse livro em tinta tem 100 páginas e tamanho 12 x 18 cm.
O livro em braille, por sua vez, tem 140 páginas e tamanho 22 x 30 cm.
Se esse livro tivesse 200 páginas, seriam necessários dois volumes em braille.
Se for um livro didático, talvez sejam necessários mais de 10 volumes; se for de matemática ou química, é possível que ele chegue a 20 ou 30 volumes.
Livros em braille já custaram mais, quando tinham de ser inteiramente digitados nesse sistema. Hoje, o editor trabalha com arquivos digitais e softwares de transcrição, podendo fazer muito mais livros do que no passado. Em breve, os níveis de automação em desenvolvimento reduzirão o custo e aumentarão a produção; o livro em papel poderá ser substituído por um tablet em braille. Porém, a figura do editor ainda será necessária, por emprestar sua visão, seu conhecimento e sua cultura, produzindo muito mais livros e deixando de lado as tarefas repetitivas.
PS.: Sim, o livro da foto é de minha autoria.
Está precisando produzir algum trabalho em braille? Consulte-nos ou conheça a nossa loja virtual.
Elias Sperandio
Fundador da Studio Braille. Especialista com mais de 10 anos em transcrição em braille. Desenvolve soluções e projetos editoriais e de comunicação em produtos acessíveis. Bacharel em Letras, pós-graduado em Formação de Escritores. Autor de livros e publisher.
Nilda Paes diz
Boa noite
Excelente explicação
Clara, direta e objetiva.
Como ou que preciso te passar pra vc me fazer um orçamento para 100 (cem exemplares) de 100 (cem páginas )
Fico no aguardo
Elias Sperandio diz
Olá, você pode mandar seu arquivo para contato@studiobraille.com.br