A transcrição em braille é o processo de editar textos e imagens para o Sistema Braille para que pessoas com deficiência visual possam lê-los.
Ou segundo a Grafia Braille para a Língua Portuguesa é a “Reprodução, em caracteres do Sistema Braille, do conteúdo de um texto originalmente impresso no sistema comum de escrita.”
De forma didática e, segundo a minha experiência em todos esses anos, pode-se dividir este trabalho de transcrição em quatro partes:
- Edição
- Adaptação
- Diagramação
- Conversão para os caracteres do braille
A edição também é chamada de “limpeza de texto” ou linearização. É necessário extrair o texto do arquivo original e torná-lo apto para a edição e diagramação em braille, retirando a formatação original e aplicando outra, de acordo com as grafias nesse sistema. Se o processo exigir reconhecimento de caracteres (OCR), a “limpeza” torna-se mais importante, pois muitos caracteres podem vir trocados ou mesmo impossíveis de serem utilizados, necessitando de digitação. Se o texto puder ser copiado, é preciso tornar tudo linear, ou seja, textos em colunas, em boxes laterais, etc. precisam estar organizados em uma única coluna, organizados de forma lógica. A quantidade de estilos de títulos e textos podem ser reduzidas significativamente para o que o braille pode comportar.
A adaptação é o processo que cuida de imagens, gráficos, esquemas, mapas e outros recursos visuais. Ela pode ser feita por meio de descrições, notas explicativas e desenhos em relevo.
Com o texto limpo e adaptado pode-se começar o processo de diagramação, isto é, saber como ficará a disposição dos elementos na página.
A conversão para os caracteres em braille (a transcrição propriamente dita) acontece por meio de software específico, que prepara um arquivo de saída para as impressoras braille. No Brasil, o programa mais usado é o Braille Fácil, que é gratuito.
Está precisando produzir algum trabalho em braille? Consulte-nos ou conheça a nossa loja virtual.
Elias Sperandio
Fundador da Studio Braille. Especialista com mais de 10 anos em transcrição em braille. Desenvolve soluções e projetos editoriais e de comunicação em produtos acessíveis. Bacharel em Letras, pós-graduado em Formação de Escritores. Autor de livros e publisher.
Deixe um comentário