Com o Livro didático acessível, o aluno aproveita melhor o seu livro. Pode ser em braille, em letra ampliada ou digital.
Fazer Orçamento
Livro didático acessível é aquele material produzido para o aluno com deficiência obter o melhor aproveitamento possível, sem limitações e de forma independente.
Como ele pode ser feito?
Sabe aquele material didático incrível, preparado pelo editor com tanto zelo e empenho? Pode ser acessado mais facilmente em uma versão digital e, mais profundamente, com o braille. O aluno estará consolidando o uso da língua e desenvolvendo um aprendizado mais sólido em matemática e ciências da natureza.
Fazer Orçamento
Livro didático em letra ampliada
Nesse material, o texto apresenta-se numa fonte maior que a comumente usada nos livros. Isso se deve à deficiência visual parcial de milhares de pessoas, a que damos o nome de baixa visão. Se em um livro comum se usa fonte 12, 14, em letra ampliada ela chega a 24, 28 ou mais.
Editorial braille
O processo inicial do trabalho de transcrição em braille é muito semelhante ao do editorial convencional, com redação, pesquisa, diagramação, design, formatação de texto etc. As diferenças concentram-se na criação de conteúdo e na edição de texto, pois no braille há uma adaptação do conteúdo criado e o texto é editado/transcrito para as características desse sistema.
Fazer Orçamento
Qual é o valor desse trabalho?
As pessoas, em geral, ignoram esse trabalho editorial e tendem a achar que o braille é caro. Há também um custo de impressão que pesa um bocado na formação do preço. Mas, quando se coloca em perspectiva, percebe-se que o preço está dentro da realidade de mercado.
Material de apoio ao aluno
Pais e professores podem ajudar o aluno cego na leitura do livro em braille, o que lhe proporcionará um melhor desempenho escolar.
Esse material traz:
- Um espelho do livro em braille, impresso em tinta, com todas as descrições e adaptações usadas. Isso significa que, se o aluno tiver alguma dúvida com o braille, poderá ser ajudado imediatamente.
- Notas explicativas a respeito dos sinais em braille utilizados nos conteúdos de matemática e ciências da natureza. Por exemplo: talvez o aluno desconheça o sinal utilizado para raiz quadrada e não se atente para o que foi indicado em braille. Com o material, outra pessoa poderá ajudá-lo.
- Instruções de como o aluno pode ler um mapa, um gráfico, um esquema, feitos em relevo.
Fazer Orçamento