Com o Livro didático acessível, o aluno aproveita melhor o seu livro. Pode ser em braille, em letra ampliada ou braille-tinta.
Fazer Orçamento
Livro didático acessível é aquele material produzido para o aluno com deficiência obter o melhor aproveitamento possível, sem limitações e de forma independente.
Ele pode ser feito em:
- Braille apenas
- Braille-Tinta
- Letra ampliada
- Digital
Fazer Orçamento
Braille apenas
O livro é produzido em braille, apenas alunos cegos conseguem ler. A impressão é feita em relevo em folha branca, sem nenhuma impressão em tinta.
Braille-Tinta
Braille-tinta é uma versão visual em que braille e tinta estão impressos nas mesmas páginas. Normalmente em preto e branco.
Nesta versão, pais e professores podem ajudar o aluno cego na leitura do livro em braille, pois o livro braille-tinta é um espelho do livro em braille, impresso em tinta, com todas as descrições e adaptações usadas. Isso significa que, se o aluno tiver alguma dúvida com o braille, poderá ser ajudado imediatamente. Isso lhe proporcionará um melhor desempenho escolar.
Fazer Orçamento
Livro didático em letra ampliada
Nesse material, o texto apresenta-se numa fonte maior que a comumente usada nos livros. Isso se deve à deficiência visual parcial de milhares de pessoas, a que se dá o nome de baixa visão. Se em um livro comum se usa fonte 12, 14, em letra ampliada ela chega a 24, 28 ou mais. Não há braille nesta impressão.
Livro digital acessível
O livro digital segue praticamente os mesmos processos de produção dos outros livros acessíveis, porém ele não resultar em livro impresso, mas num arquivo digital.
Editorial braille
O processo inicial do trabalho de transcrição em braille é muito semelhante ao do editorial convencional, com redação, pesquisa, diagramação, design, formatação de texto etc. As diferenças concentram-se na criação de conteúdo e na edição de texto, pois no braille há uma adaptação do conteúdo criado e o texto é editado/transcrito para as características desse sistema.
Fazer Orçamento
Qual é o valor desse trabalho?
As pessoas, em geral, ignoram esse trabalho editorial e tendem a achar que o braille é caro. Há também um custo de impressão que pesa um bocado na formação do preço. Mas, quando se coloca em perspectiva, percebe-se que o preço está dentro da realidade de mercado.
Fazer Orçamento