O Sistema Braille é um processo de leitura e escrita em relevo constituído por 63 sinais formados pela combinação de seis pontos dispostos na matriz:
Cada combinação forma uma letra, um número, um sinal de pontuação, um sinal exclusivo do sistema, como os sinais de número ou de letra maiúscula. Pode formar, também, notas musicais.
O espaço por ele ocupado, denomina-se cela braille; quando vazio, pode ser considerado como um sinal, formando, então, 64 sinais.
Louis Braille
Louis Braille inventou o sistema em 1825, aos 16 anos, quando já era professor do Instituto Real de Jovens Cegos de Paris, onde fora admitido aos 10 anos como estudante. Aos 12, conheceu o sistema em alto-relevo inventado pelo capitão Nicolas Barbier, para ser usado pelo Exército em locais de pouca luz, e o aperfeiçoou nos três anos seguintes. Em 1829, publicou um documento oficial com os procedimentos e, em 1837, sua segunda edição, com aperfeiçoamentos. Braille, que ficou cego aos três anos, morreu aos 42, vítima de tuberculose, em 1852.
No Brasil
O Sistema Braille foi adotado no Brasil em 1854, com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, hoje Instituto Benjamin Constant. Ele foi utilizado em sua forma original até a década de 1940, quando ocorreu a reforma ortográfica da Língua Portuguesa, obrigando-o a algumas modificações para adequação ao nosso idioma.
Somente no início do século XXI, com a publicação da Grafia Braille para a Língua Portuguesa, pelo Ministério da Educação, oficializou-se um documento para unificar e normatizar o sistema no Brasil. A Grafia é fruto dos esforços anteriores de professores, técnicos especializados e instituições ligadas à educação de cegos e à produção de livros em braille, bem como das Comissões de Braille do Brasil e de Portugal, formadas para esse fim.
Hoje, temos os seguintes documentos oficiais:
Elias Sperandio
Fundador da Studio Braille. Especialista com mais de 10 anos em transcrição em braille. Desenvolve soluções e projetos editoriais e de comunicação em produtos acessíveis. Bacharel em Letras, pós-graduado em Formação de Escritores. Autor de livros e publisher.
Deixe um comentário