Manual de apoio ao professor
Todas as atividades foram pensadas para estimular a leitura de seus alunos, bem como, despertar o interesse dos jovens nos temas a seguir relacionados: autoconhecimento (Descoberta de si), respeito às diversidades (Família, amigos e escola), a Terra e o Universo (Mundo natural e social) e a amizade (Diversão e aventura).
Esperamos tê-lo ajudado neste processo, e que a descoberta de Plutão quer ser grande seja estimulante e divertida. Boa leitura, e ótimo trabalho!
Descoberta de si, Família, amigos e escola
Atividade 1: Autoconhecimento e Respeito as diversidades
Após seus alunos terem lido o livro, sugerimos que comece a discussão perguntando a turma o que acharam da história. Qual o tema debatido? Como Plutão se sentia em cada uma das páginas?
Encaminhe a discussão para este ponto (como Plutão se sentia? Como era a aceitação/negação de seu corpo por ser pequenininho? Seu sofrimento era por ser diferente, ou simplesmente porque não era aceito como os demais? Ele sofreu bullying por parte dos outros planetas?)
Obs. Professor, aproveite este momento para discutir a questão do bullying com seus alunos, o quanto estas atitudes machucam e são prejudiciais a formação da criança e do adolescente.
Como se trata de uma conversa inicial, seria interessante que as crianças sentassem em roda, no chão, livres de qualquer coisa que as prenda ou as deixe sem movimento, pois você professor, pode aproveitar este momento para fazer seus alunos se conhecerem, e repararem uns nos outros. Eles vão perceber, que todos são diferentes: negros, brancos, orientais, baixos, mais altos, magros, outros mais fortes (lembre-se de citar, as necessidades especiais), e você irá encaminhar a conversa de forma lúdica e concreta, mostrando, por exemplo, brinquedos diferentes (bonecas, ursos de pelúcia, heróis) que apesar de não seguirem um padrão, fazem a alegria das crianças na hora de brincar. Trate as diferenças de modo simples, exemplifique que apesar de não serem iguais, são todos amigos, e que podem e devem brincar juntos, e que, é muito importante, se aceitarem como são. Só o real autoconhecimento é capaz de evitar a negação do próprio corpo; para tal, estimule que toquem seus rostos, sintam a textura de seu cabelo, e faça, uma régua divertida na parede com a altura de seus alunos.
Por fim, como atividade avaliativa, sugira que produzam desenhos de como eles se veem, e depois, troque com os outros alunos, para que façam observação e descubram quem está ali desenhado, baseado na altura, peso, biótipo, cor dos olhos e cabelos.
O Mundo natural e social
Atividade 2: A Terra, o Universo e os planetas
Como se trata de uma história baseada no Sistema Solar, enriqueça sua aula com a explicação (já iniciada na obra) sobre as características físicas de cada planeta, e argumente sobre as condições necessárias à vida que só encontramos na Terra (distância do Sol, clima, atmosfera, água). Apresente ainda, as imagens dos planetas desenhadas na história, destacando suas particularidades, como temperatura, proximidade do Sol (aproveite as definições de humor relatados na obra para deixar mais concreta as explicações, como o “frio Urano”).
Para tornar ainda mais lúdica sua sala de aula e sua fala, monte com os alunos painéis informativos com a imagem dos planetas, tamanho (com estas imagens, você pode inclusive retomar a questão sobre as diferenças e o respeito ao próximo).
Acrescente, ainda, dados sobre a Terra, nosso planeta, destacando as condições necessárias para a manutenção das espécies. Destaque a água como fonte de vida, seus três estágios, o oxigênio, e as intervenções humanas que colocam tudo isso em risco (poluição dos rios, destruição da camada de Ozônio).
Como atividade avaliativa, propomos um jogral sobre a história, na qual as personagens seriam os alunos, vivendo o papel dos planetas. Não se preocupe em fazer uma grande produção, bastam tecidos de cores diferentes e uma máscara de papel com os detalhes do planeta. Assim, aprenderão a se posicionar nas distâncias que você indicar, entendendo, concretamente, tudo o que foi explanado.
Como se trata de um jogral, as falas dos alunos seriam as informações relativas a cada um dos planetas, como distância do Sol, temperatura e tamanho.
Eles vão apresentar estes dados para os colegas de turma e seria interessante para os pais também, pois estimula a expressão corporal, a fala, a espontaneidade, além de ser altamente instrutivo.
Diversão e aventura
Atividade 3: Amizade e a brincadeira saudável
Neste subitem professor, vamos deixar você escolher uma brincadeira que funcione bem com sua turma, como uma roda com música, futebol (ou qualquer atividade com bola), ou até atividades recreativas nas aulas de Educação Física (seria interessante a troca de ideias entre você e este outro profissional, realizando uma atividade multidisciplinar).
Depois de escolhida a brincadeira, trabalhe arduamente (e sempre repita em momentos oportunos), a importância do respeito ao próximo, da tolerância, da diversidade, e exemplifique, usando a tristeza de Plutão, o quão ruim são as atitudes de bullying, de maldade entre um colega e outro.
Pratique cotidianamente com seus pequenos, a ideia de que devemos sim brincar uns com os outros, e não ser “a brincadeira dos outros”, porque, o que para alguns pode ser só uma “brincadeirinha”, para outros pode ser motivo de dor e angústia.
A brincadeira saudável e o real entendimento da palavra amizade vai trazer para seus alunos mais autoconfiança, e tudo será feito de modo lúdico, porém concreto.
Como atividade avaliativa, sugerimos um painel de “Pontuação do Bem” na sua sala, onde você irá pontuando as boas atitudes de respeito, colaboração, coleguismo e altruísmo, e ao final, poderão fazer um encerramento com uma confraternização, onde cada um levaria um prato de doce ou salgado, para celebrar a amizade, as descobertas feitas em conjunto e a aventura que foi estes dias de trabalho em equipe focados na leitura e interpretação das páginas de Plutão quer ser grande.
Com estas dicas e muito trabalho, esperamos que seja de muito sucesso as aulas que estarão por vir!