Manual de apoio ao professor
Os alunos devem, num primeiro momento, ter o livro em mãos; tocá-lo e observar suas ilustrações, assim como a disposição do texto.
Então, uma primeira leitura pode ser feita pelo professor, sozinho ou em conjunto com alguns alunos que se disponham a ler.
Depois de lido, em uma roda de conversa, o professor pode sondar, oralmente, quais foram as impressões que as crianças tiveram da história. Pode fazer perguntas para estimular a conversa, como qual foi a parte favorita de cada um, o que aprenderam com o texto, qual seu planeta preferido, etc.
Com a história apreendida, pode-se passar à fase da produção, que será sua atividade avaliativa.
A ideia é que os alunos produzam algo a partir do que absorveram do livro. Isso pode ser feito de várias maneiras, uma delas é propor que escolham um dos planetas de acordo com a personalidade com a qual cada um mais se identifica. E então fazer um teatro, em que tenham que ser produzidas falas e criado um final alternativo para a história. Assim, além de trabalhar a linguagem e a escrita, os alunos também poderão exercitar as emoções e perceber a maneira como elas se manifestam por meio das interpretações.
Outra maneira, seria produzir uma nova história dentro do cenário criado: planetas crianças que brincam no Sistema Solar. Quais seriam os temas, os assuntos, teria uma moral da história? Como cada personagem se comportaria nessa nova aventura? Seria possível fazer uma minissérie com as histórias dos alunos?