Manual de apoio ao professor
O texto em conjunto com os aspectos visuais e recursos estilísticos constituem uma obra cativante e didática, que chama a atenção para o tema enquanto reforça a ideia do livro como objeto lúdico.
A história fala, sobretudo, acerca da exclusão e sugere a maneira de lidar com isso. Plutão é um planeta que, após ser “rebaixado” à categoria de anão, se vê excluído do convívio dos outros no Sistema Solar. Sobre o “bullying” desses planetas, que o acusam de ser pequeno demais. Esse aspecto é o primeiro que aproxima a história do leitor, que reconhece na personagem principal os sofrimentos comuns àqueles que tentam se enquadrar, se inserir em um grupo, e falham. O texto ainda explora a insegurança, medo e raiva que isso pode causar àquele que, como Plutão, tenta reconhecer a si próprio enquanto reflete o meio em que vive.
Personalidades distintas são apresentadas por meio dos planetas que, cada um a seu modo, afastam a personagem principal de seu convívio. E a cada recusa, Plutão reage, igualmente, de maneira diferente. Este ponto é bastante rico no sentido da exploração e validação das muitas emoções a que o leitor está exposto. A faixa etária que compõe o público-alvo já nomeia e reconhece esses sentimentos, mas ainda tem dificuldades para lidar com eles. Assim, é possível ver a personagem reagindo a tudo isso de maneira honesta (esbravejando, por vezes) porém saudável. Até que por fim, após ser fisicamente afastado do convívio de todos que conhecia, acaba encontrando outro grupo com o qual se identifica. Conhece seres novos e, o mais importante, se reconhece neles.
Os recursos de linguagem que interagem com o objeto livro fazem o leitor se apropriar do livro não apenas como veículo da história, mas também como parte integrante dela, contribuindo com o gosto pela leitura e pela manipulação do livro. Aspectos necessários para o processo cognitivo nesta idade. Na primeira página, o leitor precisará girar o livro para ler, simulando o formato espiralado das galáxias – é também uma forma de mudar o ponto de vista. Na página 31, Plutão é jogado “para fora da história” numa quebra da leitura linear, devendo seguir a indicação do livro para continuar a leitura na página 38.
Assim, o escritor se utiliza de um fato científico com criatividade, a fim de representar etapas comuns à vida de todo indivíduo: o reconhecimento de si em contraste com o outro e o meio em que estão inseridos. E ainda apresenta exemplos que contribuem com o desenvolvimento emocional: sempre haverá um grupo e um lugar em que se poderá encontrar seus semelhantes.